Quem é essa tecameba?
- Equipe TecaLajes
- 10 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
A fim de que todos possam conhecer nossas lindas tecas, todas as segundas-feiras iremos postar fotos de tecamebas para vocês conhecerem tamanha diversidade.

Hoje é dia da Lesquereusia modesta! Descrita em 1953, é uma tecameba, cuja teca é, geralmente, formada de grãos minerais, mas também pode conter pequenas partículas de quartzo, ela é de fácil identificação devido ao seu formato único, pois a testa é “retorcida” formando um “pescoço”. A L. modesta é mais comum em habitat semilótico² e lêntico³, em detritos e esfagno (tipo de musgo), não ocorrem em águas correntes. As espécies deste gênero se alimentam de diatomáceas e algas verdes.
Glossário
Testa¹: consiste na carapaça confeccionada pela ameba para sua proteção.
Semilótico²: trechos de rios represados por barragens, onde as águas fluem mais lentamente ou ficam represados por um período de tempo.
Lêntico³: lagoas naturais ou artificiais, águas estagnadas ou represadas.
Pseudópode: expansões do corpo emitidas que auxiliam na locomoção e captura de alimentos.
Foto e vídeo: Pedro Nascimento (pesquisador júnior do Tecalajes)
Referências: SOUZA, Maria Beatriz. Guia das Tecamebas. Minas Gerais: UFMG, 2008 (1ª edição) e MICROWORLD. World of amoeboid organisms, 2019. Disponível em: <https://www.arcella.nl/arcella-vulgaris/>. Acesso em: 10 fev. 2020>
Comments