Quem é essa tecameba?
- Equipe TecaLajes
- 4 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jun. de 2020
Difflugia lobostoma (Leidy, 1879)
A Difflugia lobostoma pode ser identificada pelo formato bem arredondado de sua teca, que é formada de cristais de quartzo aglutinados e seu pseudostoma, a abertura na teca, que pode assumir diferentes formas pela quantidade de lobos que forma, além de possuir a borda bem irregular devido os diferentes tamanhos dos grãos em seu entorno. Ela pode ser encontrada no plâncton, em ambientes lênticos, lóticos e semilóticos.

Foto: MIRANDA, 2018. Ecologia da comunidade zooplanctônica de um riacho costeiro da Mata Atlântica, Rio de Janeiro, Brasil. Tese de Doutorado em Ecologia e Evolução. - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Destaque para pseudostoma trilobado. MICROWORLD. World of amoeboid organisms, 2019. Disponível em <arcella.nl> Acessado em 27 Abr 2020.
Referências:
MICROWORLD. World of amoeboid organisms, 2019. Disponível em <arcella.nl> Acessado em 27 Abr 2020.
SOUZA, M.B.G. Guia das Tecamebas, Bacia do Rio Peruaçu - Minas Gerais. Subsídio para conservação e monitoramento da Bacia do Rio São Francisco. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
MIRANDA, 2018. Ecologia da comunidade zooplanctônica de um riacho costeiro da Mata Atlântica, Rio de Janeiro, Brasil. Tese de Doutorado em Ecologia e Evolução. - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Comments